Exibir metadados

Percepções de estudantes de enfermagem sobre a utilização do portfólio reflexivo


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento Percepções de estudantes de enfermagem sobre a utilização do portfólio reflexivo
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Antonio Germane Alves Pinto; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Daniele Gomes da Silva; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Estephani Vitorino Correia da Silva; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país João Paulo Xavier Silva; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país José Adelmo da Silva Filho; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Pedro Paulo Rodrigues; Universidade Regional do Cariri.; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Rachel Cardoso de Almeida; Universidade Regional do Cariri - URCA; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo

Objetivo: Analisar as percepções de estudantes de graduação em Enfermagem sobre a utilização do portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Método: Pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de acadêmicos de Enfermagem, os quais desenvolveram portfólios para a disciplina Tópicos Especiais do Cuidado de Enfermagem. Utilizou-se questionário sobre a percepção dos acadêmicos na construção do portfólio com ênfase em aspectos positivos e negativos do processo. Os dados foram categorizados pela análise de conteúdo temática. Resultados: Os resultados evidenciaram que a utilização do portfólio constitui uma ferramenta para superação do modelo tradicional de ensino, visando a reflexão do estudante no processo ensino-aprendizagem. O sucesso do uso do portfólio como metodologia ativa e método de avaliação depende da participação e interesse dos estudantes e professores. Conclusão: A reflexão no processo ensino-aprendizagem se torna possível com a utilização de metodologias ativas. Como implicações para a prática de Enfermagem, o portfólio se mostrou uma estratégia eficiente para a ampliação do conhecimento teórico, auxiliando no desenvolvimento das habilidades e competências da profissão.

Descritores: Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Avaliação educacional.


PERCEPTIONS OF NURSING STUDENTS ON THE USE OF THE REFLECTIVE PORTFOLIO

Objective: To analyze the perceptions of undergraduate nursing students about the use of the reflective portfolio as a teaching, learning and assessment method. Method: Qualitative research, conducted in a class of nursing students, who developed portfolios for the discipline Special Topics of Nursing Care. We used a questionnaire about the students' perception in the portfolio construction with emphasis on positive and negative aspects of the process. Data were categorized by thematic content analysis. Results: The results showed that the use of the portfolio is a tool for overcoming the traditional teaching model, aiming at student reflection in the teaching-learning process. The success of using the portfolio as an active methodology and assessment method depends on the participation and interest of students and teachers. Conclusion: Reflection in the teaching-learning process becomes possible with the use of active methodologies. As implications for nursing practice, the portfolio proved to be an efficient strategy for the expansion of theoretical knowledge, helping in the development of skills and competences of the profession.        

Descriptors: Nursing education; Learning; Educational evaluation.


PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES EN REFERENCIA SOBRE EL USO DE LA CARTERA REFLECTIVA

Objetivo: analizar las percepciones de los estudiantes de pregrado de enfermería sobre el uso de la cartera reflexiva como método de enseñanza, aprendizaje y evaluación. Método: Investigación cualitativa, realizada en un grupo de estudiantes de Enfermería, que desarrollaron portafolios para la disciplina Temas Especiales en Atención de Enfermería. Se utilizó un cuestionario sobre la percepción de los académicos en la construcción de la cartera con énfasis en los aspectos positivos y negativos del proceso. Los datos fueron categorizados por análisis de contenido temático. Resultados: Los resultados mostraron que el uso del portafolio es una herramienta para superar el modelo de enseñanza tradicional, con el objetivo de reflejar al alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El éxito del uso de la cartera como metodología activa y método de evaluación depende de la participación e interés de estudiantes y maestros. Conclusión: La reflexión en el proceso de enseñanza-aprendizaje se hace posible con el uso de metodologías activas. Como implicaciones para la práctica de enfermería, el portafolio demostró ser una estrategia eficiente para expandir el conocimiento teórico, ayudando a desarrollar las habilidades y competencias de la profesión.

Descriptores: Educación en enfermería; Aprendizaje; Evaluación educativa.

 
5. Editora Editora, localização Klimt Agência de Publicidade
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 21/12/2020
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3366
 
10. Identificador Digital Object Identifier (DOI) https://doi.org/10.21675/2357-707X.2020.v11.n4.3366
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Enfermagem em Foco; v. 11, n. 3 (2020)
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2020 Enfermagem em Foco
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.